class="single post-8 page type-page status-publish hentry">

A Liga de Acupuntura da FMUSP

logo_liga_acupuntura» HISTÓRIA

A história da Liga de Acupuntura da FMUSP teve início em 2002 quando um grupo de alunos da Faculdade de Medicina da USP solicitou ao Dr. Wu Tu Hsing orientação e supervisão para criar uma Liga Acadêmica de Acupuntura. A Acupuntura no Hospital das Clínicas é mais antiga, começou em 1973 quando a médica fisiatra Dra. Satiko T. Imamura introduziu a acupuntura Riodoraku em seu departamento. O sucesso foi grande. Em 1995 o Dr. Wu Tu Hsing e a Dra. Satiko T. Imamura criaram o Curso de Especialização em Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP para médicos e residentes. O sucesso foi maior ainda e motivou os alunos à idealização da Liga.

A Liga, como é carinhosamente chamada por seus integrantes, tem como objetivos o ensino, a prestação de serviços à comunidade, a pesquisa e o conhecimento dos fundamentos da Acupuntura, possibilitando o aprendizado básico e incentivando a pesquisa nesta área de conhecimento. A Liga oferece atividade ambulatorial semanal em sistema de “portas abertas” no Ambulatório da Liga de Acupuntura da FMUSP nas dependências do IOT-HCFMUSP. Nossos pacientes são encaminhados pelo HC e por diversos outros serviços de saúde da cidade. A Liga organiza semanalmente aulas para seus participantes e discussões terapêuticas, visando principalmente o aprendizado prático do aluno. Mensalmente realizamos cursos e Simpósios para médicos e acadêmicos de medicina, visando o aprimoramento, a atualização e o aprendizado de novas técnicas, sempre com temas que enfocam o dia-a-dia do médico com convidados renomados das mais diversas áreas da medicina.

A Liga de Acupuntura da FMUSP tem vocação científica. Realiza pesquisa de ponta em medicina com trabalhos premiados internacionalmente (somente em 2005 publicamos 9 trabalhos científicos e entre eles o 2o colocado no 3o Congresso Mundial de Medicina Física e Reabilitação da ISPRM – hoje temos 3 projetos em andamento). Os alunos da Liga realizam pesquisa científica em acupuntura e publicam trabalhos ganhando assim respaldo científico para discutir e aplicar acupuntura em seus pacientes.

A Liga de Acupuntura da FMUSP elaborou, baseada nas aulas do Curso “Fundamentos da Acupuntura: Bases Fisiológicas e Aplicações na Prática Clínica”, um material didático próprio, escrito por alunos, distribuído para alunos, assim como para médicos ingressantes na acupuntura. Esta apostila está em constante aperfeiçoamento, e sua aceitação por parte de diversos médicos de vários estados do Brasil é motivo de grande orgulho para nós.

Nosso objetivo de difundir a acupuntura no meio médico também se mostra na intercomunicação com outras Ligas de Acupuntura de diversas escolas como: Taubaté, ABC, Lusíadas, UNIFESP, Rio Preto. Nossa última empreitada foi a colaboração com os alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo na criação de sua Liga de Acupuntura. Abrimos nossas portas para que os alunos interessados da Santa Casa viessem adquirir experiência em nosso serviço.

 

Dr. João E. D. Amadera

Ex-presidente da Liga de Acupuntura da FMUSP
Coordenador de Pesquisas Clínicas da Liga de Acupuntura da FMUSP