Institucional IOT HC-FMUSP

» MISSÃO

Com o objetivo de reunir estudiosos e coordenar as práticas de ensino, pesquisa e prestação de serviços à sociedade, foi criado em 2006 o Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Ao todo, são cerca de 20 médicos e 20 alunos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) que participam do Centro de Acupuntura do IOT HC-FMUSP, sob a coordenação do Dr. Wu Tu Hsing. A criação do órgão marca o sucesso da Acupuntura no HC, que já tem sido usada em tratamentos no hospital há mais de 30 anos

» HISTÓRIA

acunputuraA história da Acupuntura do Hospital das Clínicas começou em 1973, quando a médica fisiatra Dra. Satiko T. Imamura introduziu a eletro-acupuntura Ryodoraku na Divisão de Medicina Física do IOT. De lá para cá, tanto a Dra. Satiko como o Dr. Wu Tu Hsing coordenaram diversas atividades em relação à terapêutica, culminando com a criação do Curso de Especialização em Acupuntura do HC em 1995.

Já em 2002, sob orientação e supervisão do Dr. Wu Tu Hsing e Dr. Chin An Lin, os alunos de medicina da FMUSP fundaram a Liga de Acupuntura, que é responsável pelo intercâmbio de informações entre professores e alunos de medicina da USP. Por iniciativa do Centro de Acupuntura do IOT do Hospital das Clínicas da FMUSP, neste ano de 2007, começou a residência médica em acupuntura no HC.

O interesse crescente sobre acupuntura pode ser verificado na prática. A disciplina optativa “Fundamentos da Acupuntura: Bases Fisiológicas e Aplicações na Prática Clínica” é o curso teórico-prático recordista de matrículas entre os mais de 200 disponíveis para escolha dos graduandos da FMUSP.

» ENSINO E PESQUISA

Para atender à demanda cada vez maior pelo uso da técnica milenar chinesa, o Centro de Acupuntura do IOT HC-FMUSP tem como meta não apenas o desenvolvimento do ensino, mas também a prestação de serviços à comunidade e a pesquisa sobre os fundamentos da acupuntura, possibilitando o aprendizado básico e incentivando a pesquisa nesta área de conhecimento.

Com o objetivo de aprimorar o ensino dos alunos, o Centro de Acupuntura do IOT HC-FMUSP e a Liga organizam semanalmente aulas para seus participantes e discussões terapêuticas sobre as técnicas de acupuntura. Para se ter idéia, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP forma hoje, em média, 30 médicos por ano em acupuntura, sendo que 90 alunos de graduação saem do curso sabendo aplicar a acupuntura para tratamento da dor músculo-esquelética, independentemente da especialização que vão abraçar no futuro.

Já para estimular a pesquisa, a entidade realiza mensalmente cursos e simpósios para médicos e acadêmicos de medicina, visando ao aprimoramento, à atualização e ao aprendizado de novas técnicas de acupuntura, sempre com temas que enfocam o dia-a-dia do médico.

» PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À SOCIEDADEacupuntura2

E o desenvolvimento deste conhecimento não beneficia apenas os pacientes e futuros pacientes particulares dos médicos e alunos do Centro de Acupuntura do IOT HC-FMUSP, mas também a comunidade em geral. No que talvez seja a atividade mais importante promovida pela entidade, o Centro de Acupuntura do IOT HC-FMUSP coordena o atendimento ambulatorial semanal para a população em sistema de “portas abertas” nas dependências do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC. Todas as semanas, entre 200 e 300 pessoas são atendidas gratuitamente pelos médicos ligados ao Centro de Acupuntura do IOT HC-FMUSP e pelos alunos da Liga de Acupuntura.

Também na área de prestação de serviços, a Liga desenvolve desde 2005 uma parceria com a ONG Doutores na Estrada para atendimento da população carente que vive na comunidade de Engenheiro Marsilac, na Zona Sul de São Paulo.

» PROPAGAÇÃO DO CONHECIMENTO

Esta parceria entre corpo docente e discente é um dos aspectos-chave para o sucesso do Centro de Acupuntura IOT HC-FMUSP. Liderada pelos alunos, a Liga de Acupuntura já mostrou que produz resultados, tendo trabalhos de pesquisa premiados internacionalmente. Somente em 2005, foram publicados nove trabalhos científicos e, entre eles, o 2o colocado no 3o Congresso Mundial de Medicina Física e Reabilitação da ISPRM (International Society of Physical and Rehabilitation Medicine). Atualmente, existem mais quatro projetos sendo desenvolvidos pelos alunos em parceria com os médicos. Também já foram defendidas três teses de doutoramento.

Para estimular a prática da Acupuntura também em outras universidades, foram firmadas parcerias e promovidos encontros com diversas escolas como: Taubaté, ABC, Lusíadas, UNIFESP, Rio Preto. Em recente empreitada, a Liga colaborou com os alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo na criação de sua própria Liga Acadêmica de Acupuntura.

» FUTURO

Atualmente, o Centro de Acupuntura IOT HC-FMUSP funciona nas dependências do Instituto de Ortopedia e Traumatologia. Mas o plano é construir uma sede própria, para melhorar o funcionamento da entidade e aumentar a prestação de serviços. As atividades do órgão são financiadas hoje pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.


Dr. João E. D. Amadera

Ex-Presidente da Liga de Acupuntura da FMUSP
Coordenador de Pesquisas Clínicas da Liga de Acupuntura da FMUSP
Médico Assistente do Centro de Acupuntura do IOT HC FMUSP